terça-feira, 17 de janeiro de 2012

de volta ao documentário

Dois mil e doze. Tempo de Documentário.

Quando soube das perspectivas da Cia de Teatrdo da Cidade de São José dos Campos para este ano, me excedi e me propus um desafio: acompanhar uma equipe de teatro registrando suas pesquisas e processos de criação a longo prazo.

A proposta me veio rápida, em cima da hora e, num primeiro momento, fiz uma rápida pesquisa sobre os filmes russos que eu tenho e sobre quais são as adaptações ou referências cinematográficas da obra do dramaturgo Anton Tchecov (1860/ 1904) disponíveis no mercado.

Feito isto, eu me apresentei rapidamente à Cia, deixei com eles esta consultoria audiovisual sobre Tchecov no Cinema e mostrei interesse em acompanhar os bastidores da produção a fim de coletar imagens para a finalização de longa documentário em meados de outubro. A proposta é finalizá-lo com duas qualidades de imagens, os registros dos bastidores e as futuras entrevistas e ensaios finais com diferentes texturas.

Este diário servirá como fonte de debate sobre os filmes citados ao lado, referências de Tchecov no Cinema. Além disso, disponibilizaremos aqui trechos das filmagens dos ensaios e uma crônica literária sobre esta produção de longa duração.

O diário da produção está no ar, e agora é partir para a ação nos fins de semana durante o processo de criação da Companhia.

Abraços fortes e um ótimo dois mil e doze!
Fábio Monteiro


1 comentário: